PROF. REGINALDO VERAS, O DISTRITAL DA EDUCAÇÃO

Veras foi relator do Plano Distrital de Educação na Câmara Legislativa.

Ainda em 2014, o deputado Prof. Reginaldo Veras frisou, em suas propostas e compromissos de campanha, que defenderia a educação pública na Câmara Legislativa, caso fosse eleito. Ele honrou. O distrital não só trabalhou para transformar as escolas, como também mobilizou outros parlamentares a olharem diferente para a Educação.

Veras é professor há quase 30 anos e conhece como poucos a realidade das unidades de ensino do DF. Essa experiência foi decisiva na aprovação de grandes matérias no legislativo, como o Plano Distrital de Educação (PDE), a Lei que permite o envio de emendas parlamentares direto para as Coordenações Regionais de Ensino (CRE), bem como a garantia do auxílio-saúde e do auxílio-transporte aos professores em regime de contrato temporário.

O defensor da educação também pressionou o Executivo para a realização do concurso da Secretaria de Educação e vem dialogando para garantir novas nomeações aos aprovados de todas as categorias.

A cantina do CEI 02 de Taguatinga foi transformada graças a uma emenda parlamentar destinada pelo Prof. Reginaldo Veras.

Revolução silenciosa – Reginaldo Veras, na CLDF, lutou pela aprovação da Lei que agiliza o envio de emendas parlamentares às CREs a partir do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF). Com isso, as Coordenações Regionais conseguem encaminhar os recursos diretamente para as escolas – melhorando as infraestruturas prediais e contribuindo para a realização de projetos pedagógicos.

Até 2014, na Câmara Legislativa, nenhuma emenda havia sido enviada para a educação. Após 2015, com a mobilização do Prof. Veras, o valor ultrapassou os R$ 45 milhões de reais. Ele iniciou uma verdadeira revolução silenciosa no parlamento e nas escolas, pois mandou mais de R$ 17 milhões para o PDAF, o que possibilitou a melhoria de mais de 300 escolas em todas as 14 Regionais de Ensino.

Veras faz questão de acompanhar as obras nas escolas, fiscalizando a aplicação do dinheiro público.

Fiscalização nas escolas – Na maioria das escolas da rede pública do Distrito Federal a visita de parlamentares não é uma prática comum. Muitos gestores, ao se depararem com um representante do legislativo, enfatizam: “Nós nunca recebemos um deputado em nossa escola”.

As idas periódicas às escolas públicas do DF tornaram-se uma das marcas do mandato. Em quase quatro anos, o deputado Prof. Reginaldo Veras foi a cerca de 400 escolas e compareceu às 14 Coordenações Regionais de Ensino. Após o convite por parte da equipe gestora, o deputado vai à unidade de ensino para conhecer as principais necessidades e tentar, na medida do possível, sanar os problemas e atender as demandas.

O aluno Vitor, do CEI 02 de Taguatinga, homenageou o deputado durante a inauguração do piso da quadra da escola em que estuda.

Ainda no primeiro ano de trabalho, Veras compilou informações e fotos das 90 primeiras visitas às escolas e compilou em um relatório entregue ao Governador e ao Secretário de Educação. O documento foi divulgado pela imprensa e está disponível para leitura aqui.

Mais Educação – Se reeleito, Reginaldo Veras vai continuar ocupando o espaço de defensor da educação pública na Câmara Legislativa. A intenção é dar continuidade a um trabalho que já transformou escolas e vidas. Conheça o projeto do deputado que mais investe em Educação e vote 12345 para fazer parte deste time.